Tribunal Internacional dos Despejos » Sessões » 6ª Sessão 2017 » Tribunal Internacional em Veneza - Fortalecendo as vozes de pessoas desalojadas pelo turismo

Tribunal Internacional em Veneza - Fortalecendo as vozes de pessoas desalojadas pelo turismo

Comunicado de imprensa

Enquanto a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO/OMT) celebra no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, comunidades locais em diversas partes do mundo não veem motivos para comemorar. Pelo contrário: vindas da Índia e do Sri Lanka, do Quênia, da Argentina e da Itália, pessoas afetadas ou ameaçadas pelos despejos relacionados ao turismo estão reunindo-se em Veneza para que seus casos sejam ouvidos pelo Tribunal Internacional de Despejos (ITE), inaugurado pela Aliança Internacional de Habitantes (AIH).

De 28 a 30 de setembro, elas farão depoimentos sobre como o turismo, como uma das maiores indústrias do mundo, tornou-se instrumental para o deslocamento de fazendeiros, pastores e de comunidades pastoris, pesqueiras e urbanas de seus lares, privando essas pessoas de seus meios de subsistência.   

Os casos selecionados pelo Comitê Diretivo do ITE para a sessão deste ano incluem:

Movimentos sociais muito ativos e dedicados e grupos da sociedade civil em Veneza estão hospedando o  Tribunal. A própria Veneza tem sofrido com o despovoamento massivo causado pelo turismo, que reduziu o número de habitantes de 175 mil  em 1953, para 54 mil atualmente. Como primeiro da sessão do ITE, o  dia 28 de setembro inicia com uma visita de campo àaobairro de Santa Marta, onde ocorrem lutas contra a especulação imobiliária liderada pela Universidade Ca’ Foscari. Em seguida, haverá uma visita à Ilha de Giudecca para conhecer os ocupantes que recuperaram construções abandonadas pela ATER, a empresa pública para moradia social.  

Nos dias 29 e 30, o Júri do Tribunal, composto por ativistas e especialistas, ouvirá os depoimentos das pessoas ameaçadas e/ou afetadas por despejos e fará recomendações. Na tarde do dia 30, um debate mais amplo irá focar em alternativas e soluções baseadas no respeito aos direitos e nas responsabilidades dos habitantes, para ajudá-los a lidar com o turismo abusivo e excessivo.

 

A AIH é uma rede global de associações populares de habitantes, comunidades e movimentos sociais. Vem realizando os Tribunais iInternacionais de Despejos desde 2011. O Tribunal deste ano toma o “2017-Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” como uma ocasião para focar nos deslocamentos e despejos relacionados ao turismo. Isso está ligado à iniciativa “Transforming Tourism” (Transformando o Turismo, em tradução livre), que coloca o turismo no contexto da Agenda 2030. O tTribunal também marca a abertura das Jornadas Mundiais Despejos Zero, que acontecerán durante o mês de outubro.

Mais informações:

Tribunal Internacional de Despejos - Sessão sobre Turismo - 28 a 30 de setembro de 2017

Tribunal Internacional de Turismo - Despejos relacionados

Transforming Tourism initative

Contatos:  

Soha Ben Slama, Coordenador do Tribunal Internacional de Despejos (ITE),   ITE2017@habitants.org

Cesare Ottolini, Aliança Internacional dos Habitantes , global.coordinator.iai@habitants.org

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.